Terapia sexual integrativa
O que é a terapia sexual integrativa?
Terapia Sexual é uma forma de terapia breve, com foco no tratamento das queixas sexuais. Vale destacar que as disfunções sexuais têm sempre um componente FÍSICO e um componente EMOCIONAL.
O componente emocional se divide em duas partes: como a queixa sexual afeta o próprio paciente; e como afeta o seu relacionamento. Por isso, o tratamento das queixas sexuais deve sempre abordar todos esses componentes: o físico, o emocional e o relacional.
Qual a diferença entre terapia sexual, terapia de casal e psicoterapia?
Terapia Sexual é uma forma de terapia voltada somente para o tratamento de queixas sexuais. É diferente da psicoterapia para autoconhecimento ou tratamento de outras doenças como depressão, ansiedade, traumas e fobias.
E também é diferente da terapia de casal, quando há conflitos ou queixas não sexuais que levaram à deterioração do relacionamento em si, como traição, violência, falta de comunicação, separação, problemas relacionados aos filhos, etc.
Terapia Sexual é para pessoas ou casais que estão bem, mas com problemas focados na vida sexual, e desejam buscar ajuda no processo terapêutico.
A Terapia Sexual é uma forma de terapia breve, portanto tem começo, meio e fim. E uma duração específica, que pode variar de 2 a 6 meses. Raramente, na terapia sexual a duração do tratamento ultrapassa 12 meses.
Para quem a terapia sexual integrativa é indicada?
Ela é indicada para pessoas com queixas ou disfunções sexuais, principalmente aquelas que vivem em relacionamentos estáveis, onde a queixa sexual de um, afeta direta ou indiretamente a sua parceria e a dinâmica do relacionamento de ambos.
Diante de uma queixa sexual, é comum que as pessoas experimentem sensações de insegurança e ansiedade, ficando aprisionadas num ciclo de falhas, gerando afastamento, evitação e sensação de inadequação.
Quais são os pilares da terapia sexual integrativa?
Abordagem integrativa
Cuidado multiprofissional com equipe especializada e experiente.
Comunicação
O paciente aprende a se comunicar sexualmente com sua parceria.
Terapia corporal
Aumento da consciência corporal e mindfulness.
Aumento do repertório sexual
Novos saberes e olhares sobre a sexualidade do casal.
Terapia Sexual cognitiva
Mudança de crenças que impactam na vida sexual.
Como funciona uma terapia sexual integrativa?
1 - Buscar ajuda
Primeiramente o paciente deve ter consciência do problema e marcar a primeira consulta com um médico profissional.
2 - Primeira consulta
A primeira consulta pode ser individual ou em casal, onde é realizada uma entrevista e exame clínico detalhados. Essa consulta tem duração de 1 hora, e podem ser solicitados exames complementares caso necessário.
3 - Proposta terapêutica
Após a primeira consulta haverá o retorno onde deverão ser apresentados os exames clínicos para avaliação dos resultados. Então será elaborado um diagnóstico com o número de sessões e de profissionais envolvidos na terapia.