Centru

Autoridade e papel do urologista

O urologista é o médico responsável pelo tratamento clínico e cirúrgico das doenças do sistema urinário, tanto de homens como mulheres de todas as idades. Infecções urinárias, cálculos renais, cistos do rim, tumores do rim e da bexiga, incontinência urinária, fimose e próstata são alguns dos exemplos de doenças tratadas pelo urologista. E, sim, cuidamos de mulheres e crianças também!

Agora, quando o assunto é saúde masculina, o urologista é o médico de confiança do homem em todas as fases de sua vida. Assim como o ginecologista acompanha a mulher em diferentes momentos da sua vida, o urologista deve ser o seu médico de referência do homem.

Da criança que precisa avaliar e tratar a fimose; do adolescente que tem dúvidas sobre educação sexual; do jovem que está fazendo planejamento familiar, avaliação de fertilidade, rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis; do adulto fazendo prevenção do câncer de próstata, vasectomia, check-up geral de saúde, reposição hormonal ou tratamento de disfunções sexuais; e mesmo o idoso que precisa de um médico de confiança para seu acompanhamento e melhoria da qualidade de vida. Todas são situações em que o urologista pode e deve atuar.

Sobre o Sistema
Urinário

O sistema urinário masculino é responsável pela produção, armazenamento e eliminação da urina produzida pelos rins após a filtração do sangue. Esse sistema é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.

Os rins são dois órgãos localizados na região lombar, responsáveis por filtrar o sangue para remover resíduos e excesso de líquidos do nosso corpo. Após formada, a urina é transportada pelos ureteres, canais que ligam cada rim à bexiga.

A bexiga armazena a urina até que ela seja eliminada do corpo. Como é composta por 90% de músculos, ao relaxar consegue armazenar a urina (cerca de 400 a 500 ml por vez) e ao se contrair produz a micção.
A uretra, que é o canal final do sistema urinário, permite a passagem da urina da bexiga para fora do corpo.

Na mulher, a uretra é muito curta e fica localizada entre o clitóris e a vagina. No homem, a uretra é bem longa, passa por todo o pênis e também tem uma função no sistema reprodutor, permitindo a passagem do sêmen na ejaculação.

O bom funcionamento desse sistema é essencial para a eliminação eficiente dos resíduos do corpo e para a manutenção do equilíbrio hídrico e eletrolítico.

Sobre o Sistema Reprodutor Masculino

O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimos, ductos deferentes, vesículas seminais, próstata e pênis.
O sistema reprodutor masculino é responsável pela produção, armazenamento e transporte dos espermatozoides, além da produção de hormônios sexuais, principalmente a testosterona. Os testículos, localizados no escroto, produzem espermatozoides e testosterona.

Os espermatozoides são armazenados e amadurecidos no epidídimo, um longo tubo enrolado situado atrás de cada testículo. São transportados até as vesículas seminais pelos canais deferentes, onde se misturam com os líquidos para formar o sêmen.

As vesículas seminais e a próstata contribuem com fluidos que, juntamente com os espermatozoides, formam o sêmen. A próstata, além de contribuir para a produção do sêmen, também se contrai durante a ejaculação, auxiliando da expulsão do sêmen, impedindo que ele retorne para a bexiga.